- Área: 130 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Carlos Garmendia
-
Fabricantes: Acro Metal, FARO Barcelona, Fustes Gilabert, Gabarró, Germans Homs, IASO, JUNG, Jordi Felipe Linder, Luxima, Magis, Moncolor, Sistemas Galva, SuperStudio, Valls Germans
Descrição enviada pela equipe de projeto. LoCa Studio está localizado em um espaço fantástico em um dos centros de Barcelona, ao lado da Plaza de España, em um edifício industrial que anteriormente serviu à primeira Feira de Barcelona, construída para a exposição universal de 1929.
O antigo edifício industrial foi convertido em armazéns e hoje é um complexo de galerias e estúdios dedicados à arte e design. Um dos espaços é ocupado pelo LoCa Studio, um pequeno galpão industrial de 9m de altura com dois mezaninos construídos nas extremidades que deixavam livre o espaço central de maior altura.
O trabalho de adaptação e transformação do espaço consistiu em conectar os dois mezaninos, favorecendo a entrada de luz natural no interior e mantendo as proporções do espaço industrial original.
Para fazer isso, o conteúdo original, que era todo compartimentado foi liberado; as áreas de trabalho foram posicionadas; os mezaninos conectados por uma passarela; a fachada foi aberta aproveitando a descoberta de um arco de descarga; uma área de reunião e escritório mais protegida foi montada e mobiliário adequado foi produzido para o trabalho no estúdio.
A distribuição do programa e as obras de mobiliário foram realizadas, na maior parte, por dois fornecedores industriais: um carpinteiro e um ferreiro com quem soluções híbridas foram criadas.
Além disso, os elementos construtivos foram simplificados para facilitar sua construção e reduzir os custos da intervenção. Eles foram principalmente limitados a: perfis T de aço com 40 mm, perfis de madeira de pinho com 45 mm, melamina não martelada branca de 22 mm e chapas de madeira compensada de bétula com 22 mm.
O resultado é um espaço confortável e amplo que facilita a colaboração e o trabalho entre os membros da equipe. O uso dos mezaninos e a organização dos postos de trabalho permitem a divisão por equipes e por atividades. E, por outro lado, a passarela, o espaço duplo e a rede de descanso geram um ambiente para encontros sempre presente.
Um espaço central que, por suas proporções e pelo pequeno número de membros da equipe, promove boas vibrações e atmosfera familiar.